Voo Rasante

terça-feira, fevereiro 28, 2006

O ITALIANO EXÓTICO E BRUTAL


Para quem vê um Alfa Romeo 166 pelas fotos e testes de revistas, talvês não perceba a real qualidade do desenho de um dos dois melhores estúdios de automóveis do mundo. O primeiro é o Pininfarina, e o segundo é o Italdesigner, ambos Italianos e o segundo hoje, é o principal responsável pelos desenhos dos Alfa Romeo, em conjunto com o estúdio Alfa Designer.

A dois meses atraz, numa viagem a serviço, tive que dar uma passada no Centro Automotivo Só Alfa, que fica em Belo Horizonte. Eu estava com muita pressa, porque tinha que priorizar a compra de algumas peças para a minha Alfa 164.


Ao entrar na Só Alfa, primeiramente, fiquei um tempo de queixo caído, com tanta Alfa em um mesmo lugar, isso sem contar que na rua só tinha Alfa estacionada. Porém, naquele emaranhado de Alfas, de diversas gerações, sendo que muitas nacionais como os JK e Alfa 2300 Ti4, assim como muitas importadas.


Fiquei alguns momentos sem sabem para onde olhar, de tanta coisa interessante, como motores V6 desmontados, JKs sendo revisados para colecionadores, assim como vários Alfas 2300, 164,155,145,156,147, Spyder, e uma 166.....essa me deixou chocado quando cheguei perto. Como dimensões um pouco maiores do que a 164, o carro é enorme, e de um estilo que deixa qualquer ser humano, dotado de um pouco de sensibilidade, no mínimo apaixonado.

Com o capô aberto, e aquele motor V6, 3.0 de 226cv, sem aquelas carenagens que estão na moda para parecer que o motor é bonitinho, é totalmente dispensado pela marca, que faz questão de exibir um motor que como diz o pessoal da Revista Quatro Rodas: “parece que foi feito por um relojoeiro famoso”, então você vê, um lindo motor todo feito em alumínio, com as tampas de válvulas escritas em vermelho . “Alfa Romeo”...não tem preço.
Quem quiser ver uma Alfa 166, terá que ir a outro estado, porque no Espírito Santo não tem nenhuma ainda...isso até eu comprar a minha...um dia.