Voo Rasante

terça-feira, fevereiro 28, 2006



A ARTE DO TRIDENTE


Na década de 80 quando eu já dessecava as revistas Quatro Rodas, Motor3, Auto Esporte e Oficina Mecânica, aprendi algumas coisas sobre carros no mercado mundial, mas agora meu foco será uma destes aprendizados: Aprendi que Maserati é arte sobre rodas.

Uma característica dos Italianos, é colocar arte em tudo que eles podem, já que eles são o número um em Designer, nos carros não poderia ser diferente, mas a arte de construir motores que não fazem barulho e sim emitem uma música, que na marcha lenta é uma sinfonia típica de uma orquestra Italiana, mas após os 2.000 RPM, o Heavy Metal é o som que sai de dentro do capô, e assim no maguinífico Maserati Quattroporte Evoluzione é.

Diante de um designer clássico e de personalidade inconfundível, ele carrega um motor V8 de 3.200 cilindradas, com 335 cv, e biturbo, que o leva a sensações que pode-se juntar vários grande carros para compor essa obra de arte. Ele tem o luxo de uma Mercedes, a Classe de uma BMW, o coração esportivo de um Alfa Romeo e a brutalidade e competência de uma FERRARI, tanto é que os ajustes finais são feitos pela Ferrari, que é a empresa que até início de 2005 gerenciava a Maserati, e atualmente a Alfa Romeo é a mantenedora da mesma.

Toda a arte Italiana com sua vaidade de construir um carro que impressiona pelas suas linhas de personalidade inquestionável, e mecânica que reflete uma engenharia apurada para proporcionar a seu cliente, tudo aquilo que um amante do automóvel busca numa Machina.........prazer ao dirigir aliado à emoção.


Esdras Siqueira Franco