ATÉ UMA LENDA SE APOSENTA

Após 21 anos de serviço na marinha Norte América, (US NAVY) o poderoso e lendário Caça de superioridade aérea F14 Tomcat, iniciou em meados de 2005, sua despedida dos porta aviões daquele país. Esse processo de desativação ocorrerá gradualmente nos esquadrões até este ano de 2006, quando os pilotos começaram uma fase de transição para o substituto do F14, que é o F18 Super Hornet.

Na verdade esta despedida é mais por uma questão de custo operacional, do que por obsolescência mesmo, porque o F14 continua muito moderno para os padrões atuais. Devido a uma arquitetura exótica e cara, o custo para se operar este avião, é bem mais alto do que o seu substituto.

Com asas de geometria variável, e o uso de uma tripulação de dois homens, em vez de


Destaques da mídia:
A BORDO DE USS THEODORE


A decisão para incorporar o Super Hornet e para retirar de serviço o F-14 é principalmente devido ao elevado nível de manutenção requerida para manter os Tomcats operacionais. Na média, um F-14 requeria quase 50 horas da manutenção para cada hora do vôo, enquanto o Super Hornte requerer 5 a 10 horas da manutenção, para cada hora do vôo. . Fonte: www.defesanet.com.br
Fotos: US NAVY
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home