Voo Rasante

sábado, março 04, 2006

UM BRASILEIRO COM CARA DE ITALIANO




Este grande carro foi um projeto lançado em 1984, e trouxe para os Brasileiros, a oportunidade de comprar um puro sangue no designer e quase puro sangue no desempenho.
Uma solução de acordo com a realidade do Brasil da época? Sim, porque nesta época já não tinha mais a disponibilidade dos V8 para colocar nesta máquina tão especial.


A única opção de alto desempenho então era o motor do Alfa Romeo 2300, que tinha 149 cv e com turbo chegava aos 200, mas ele era muito caro, e o 6 cilindros do Opala com seus 126 cv, era muito pesado para um carro daquele porte. Adotaram então a opção mais fácil e podemos dizer também que a melhor naquele momento.

Com a motorização do recém lançado Gol GT, inclusive o cambio invertido e diferencial, este conjunto foi instalado na traseira do carro, e colocado um turbina no motor.. Ele conseguiu ser tudo o que os outros nunca conseguiram realmente ser esportivo, porque para ser um carro realmente esportivo, não basta desenho engraçadinho e com cara de mal e aquele motorzinho de caldo cana, é preciso motor de verdade.

Com o motor AP800 1.800 cilindradas, acrescido de turbo, este carro chegava aos sonhados 200 km por hora. Ufa!!! Finalmente. Muitas pequenas soluções mecânicas foram desenvolvidas para ele, e não simplesmente colocado uma mecânica de outro carro. Tem um detalhe que não posso esquecer: ele tinha lanternas feitas para ele, e não as ridículas lanternas de carros de série colocadas nele, isso era respeito ao cliente, porque quem pagava o equivalente a hoje uns 200 mil reais, não queria o seu exclusivo carro superesportivo com lanternas de Brasília, Santana, Chevette......... já imaginou uma Ferrari com lanternas de Gol?

Com o desenho totalmente inspirado no clássico e inovador Lamborghini Countath, ele foi o mais próximo que conseguimos chegar de um superesportivo construído no Brasil.
O HOFSTETTER foi um Lamborghini Brasileiro, pena que ele durou poucos anos, e uns 30 carros apenas foram produzidos.

Este foi o melhor carro esportivo já projetado e produzido no Brasil. Bem ..agora temos o Lobini, que trouxe de volta a arte dos carros fora-de-série para nosso País.

Esdras Franco