Voo Rasante

domingo, março 05, 2006

MESMA PLATAFORMA OU MESMO MONOBLOCO?

Da Esquerda para a direita, temos o Lancia Dedra, Alfa Romeo 155 e Fiat Tempra.

Desde a década de 60 as montadoras do mundo inteiro, usam um artifício, para reduzir os custos de um novo projeto e também os custos de produção dos carros. Mas como é essa coisa de mesma plataforma? Quando se fala em plataforma, é toda a parte inferior do carro com todas as peças estampadas e também todo o conjunto de suspensão. Para quem não sabe esta é a parte mais trabalhosa de um novo projeto. Mas existem casos, em que não se usa apenas a plataforma, mas toda a estrutura de um carro, e para os Brasileiros, um clássico mau exemplo disso foi o Apollo e o Verona, que até os faróis eram os mesmos.


Nos Estados Unidos, bem ao estilo Americano, de economia de projetos, o Taurus da Ford é o mesmo carro que o Sable da Mercury (uma divisão da Ford) Mas eu na verdade quero falar dos bons exemplos de como usar uma mesma estrutura e não só a plataforma mas como o monobloco inteiro sem ficar com aquela cara de “”mas esse carro na verdade é aquele da outra marca né!!”. Os Europeus sabem fazer isso de uma forma muito inteligente, e que só mesmo pessoas ligadas ao mundo automotivo e todas as suas notícias que observam isso. Eles fazem muitas mudanças no projeto, dando personalidade ao carro, adequando-o às características ideológicas de cada marca, sem ficar aquela coisa barata de mesmo carro com marca diferente.

Quando se fala em estampa de pele, significa que são as peças de aço estampado, externas no carro, que são a pele do carro. Os carros possuem as estampas internas e externas (estampas de pele). No caso dos Europeus eles alteram toda ou quase todas as estampas de pele para dar uma nova forma ao carro, e por sua vez uma nova personalidade. Para melhor exemplificar este caso, mostro aqui três carros que usam o mesmo monobloco, porém com estampas de pele bem diferentes, o que dá a cada um a sua devida personalidade de acordo com os critérios de designer de cada marca. Neste caso os três carros fazem parte do mesmo grupo Industrial que é o conglomerado Italiano Fiat Auto SPA. Nesta exposição, temos o Lancia Dedra, Alfa Romeo 155 e o Fiat Tempra, todos nasceram do projeto da Lancia, mas cada um tem sua personalidade própria com estrutura exposta diferenciada, e mecânica no caso do Fiat e Lancia igual, e do Alfa Romeo diferenciada.

Dá para reduzir os custos sem perder a personalidade e o charme de cada marca, basta não ter respeito ao cliente.

Esdras Franco

2 Comments:

  • Meu caro Esdras, só hoje, quase um ano apos eu ter tirado as fotos destas minhas três joias eu li seu inteligente artigo.

    A idéia da frota e das fotos é esta mesma de mostrar a criatividade e espirito comercial que transforma a mesma plataforma em veículos com públicos e valôres(no sentido mais amplo da palavra) absolutamente diferenciados. Agora agregei a frota um Tipo 2.0 sediccivalcule que também usa a mesma linguagem estrutural.

    Continuando a pesquisa trabalho agora na busca de semelhanças estrturais e suas derivações nos veículos da Europa Oriental. Em tempo estou me desfazendo, por falta de espaço destes Italianos que você divulgou e também de alguns frnceses em igual otimo estado.

    Abs,

    Antonio Mauricio
    antonio_mauricio @hotmail.com

    By Anonymous Anônimo, at ter. nov. 07, 12:32:00 AM  

  • Prezado Mauricio,

    Seus carros serviram de inspiração para falar de um assunto muito comum nas ruas e que poucos sabem.
    Pelo visto você é uma pessoa que conehce bem do assunto.

    Grande abraço
    Esdras

    By Blogger Esdras, at qua. nov. 08, 10:13:00 PM  

Postar um comentário

<< Home