Voo Rasante

sexta-feira, março 10, 2006

UM INTRUSO NO CÉU DO BRASIL

Bombardeiro Vulcan em vôo

1982, um poderoso Bombardeiro se aproxima da costa Brasileira em direção ao Rio de Janeiro. O Radar em terra do Brasil acusa um entruso vindo em direção ao continente, e não obtem resposta do avião, desta forma imediatamente aciona os caças de defesa aéra do Força Aéra Brasileira.
Decolam os caças F5 com os pós combustores ligados em toda a força para interceptar o intruso.
Essa é a história de uma pequena invasão ao nosso país que não pode passar desapercebida na história, e que aconteceu, em plena a guerra das Malvinas.

O litoral Carioca, foi surpreendido por um invasor bastante inesperado, e em maus lençóis. Os radares brasileiros detectaram o bombardeiro britânico Vulcan, da RAF (Royal Air Force), voando a 340 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro. O aparelho voltava das Malvinas à sua base na ilha de Ascensão, no oceano Atlântico, mas teve um defeito mecânico que o impediu de fazer um reabastecimento aéreo e ficou sem combustível.
Se o avião não pousasse no Brasil, iria cair no mar, por falta de combustível.
Bombardeiro Inglês Vulcan se preparando para pousar no Galeão

Como o avião não respondeu ao contato dos controladores de Vôo dois caças F5 da FAB (Força Aérea Brasileira) foram em direção ao Vulcan, pra intercepta-lo ainda em vôo. Porém na decolagem dos dois aviões com muita pressa os dois quebraram a barreira do som, ainda em cima da cidade do Rio de Janeiro, quebrando alguns vidros de prédio e assustando boa parte dos moradores com aquele estrondo explosivo dos caças F5.
Caças F5 Tiger II da FAB

O Bombardeiro Inglês ficou retido no Galeão, durante uns dias e só saiu com a promessa de não ser mais usado na guerra contra a Argentina, mas mesmo assim as armas que continham nele foram confiscadas pelo Brasil, que na verdade foi uma ótima oportunidade dos especialistas em desenvolvimentos de armas para ter acesso ao míssil que estava no Vulcan.

Bombardeiro Inglês Vulcan estacionado no aeroporto

Esta história, gerou um mal estar entre o Brasil e Argentina, porque os Argentinos achavam que o Brasil não deveria ter liberado o Bombardeiro. A realidade é que o Brasil ficou numa situação difícil, porque optou e de forma correta em ficar neutro no conflito, afinal a invasão Argentina, foi o ato mais estúpido já feito por aquele país, o que ocasionou a morte de muitos militares sem a necessidade daquele conflito e ainda sofreu o alto preço de quem perde uma guerra com todas as suas conseqüências econômicas, políticas, sociais e tecnológicas nos anos subseqüentes até os dias atuais.

Esdras Franco

8 Comments:

  • o piloto de um dos caças brasileiros ke interceptaram o avião ingles não era o major brigadeiro do ar raul jose ferreira dias comandante do quinto comando aereo regional e da guarnição de aeronautica de porto alegre

    By Anonymous Anônimo, at dom. mar. 29, 11:21:00 AM  

  • Gostei de ver que há informações valiosas a respeito.
    É por isso que existe essa "rivalidade" da Argentina com o Brasil.
    Tudo pelo mal entendido.
    Mas que vitória a deles ,hein!?
    Em cima da gloriosa Inglaterra!!

    By Blogger rodmann, at qua. set. 02, 07:22:00 PM  

  • Se não me falhe a memória, um dos pilotos desta missão, encontrei com o mesmo em um curso na AFA de Tecnicas de Orientação na época ele era o Marjor Coelho!
    At.
    Pantaleão.

    By Anonymous Anônimo, at sáb. out. 10, 09:56:00 PM  

  • Não houve mal estar entre Brasil e Argentina... Ao contrário, os argentinos ficaram gratos com a atitude brasileira.
    Romeo

    By Blogger Romeo, at seg. abr. 18, 11:31:00 PM  

  • Não houve mal estar entre Brasil e Argentina... Ao contrário, os argentinos ficaram gratos com a atitude brasileira.
    Romeo

    By Blogger Romeo, at ter. abr. 19, 01:20:00 AM  

  • http://voo-rasante.blogspot.com/2006/03/um-intruso-no-cu-do-brasil.html

    Sou obrigado a discordar. Pra mim o cu do Brasil fica no Acre, não no Rio de Janeiro.

    By Anonymous Anônimo, at qua. ago. 31, 01:23:00 PM  

  • Acho que, o avião que pousou em manaus era dos estados unidos originario de um porta avioes do pacifico que apoiava os britanicos nesta guerra estupida pelo petrólio, e o brasil sabia que estes avioes passavam pelo nosso esaço aerio

    By Anonymous Anônimo, at sáb. set. 03, 11:49:00 PM  

  • A Argentina solicitou ao Brasil que retivesse o avião. A chancelaria brasileira disse que a decisão seria tomada à luz dos tratados internacionais, mas, em hipótese alguma, o avião sairia armado do Brasil. Foi o que ocorreu. O míssil somente foi devolvido após o final da guerra.

    By Blogger PauloAfonso, at sex. abr. 26, 09:33:00 AM  

Postar um comentário

<< Home