Voo Rasante

sábado, março 11, 2006

VOCÊ É COLECIONADOR DE CARROS OU DE PREÇOS?

Encontro de Alfistas de Canelas em 2005

É desta forma que prefiro começar uma conversa se for para falar de carros antigos, porque hoje entre os que cultivam o hobby de carros antigos, existem muitos colecionadores de preços, e que nada tem haver com antigomobilistas.

“Eu comprei esse carro por $$$$ um valor bem alto, e já “injeitei” (linguagem típica deles) $$$$$$$$$$ mais alto ainda” este é um tipo muito comum que se vê em grandes encontros, porque na verdade ele não tem aquela paixão pela história dos carros e sim uma necessidade enorme de exibir o valor do seu carro e do sua capacidade financeira de comprar carros. Este é o tipo de perfil que nada tem haver com o hobby e sim são os oportunistas de plantão que criam um falso valor para carros antigos e ajudam a iludir os novatos de que eles são caros mesmo.

Carro do Brasil: Este evento ocorre de dois em dois anos em Brasilia, e em 2005 o tema foi a Alfa Romeo/FNM como pioneiros no Brasil.

Pessoas deste tipo acabam por desmotivar muitos que realmente gostam de conservar seu carro antigo, encontrar com os amigos para falar sobre o assunto e aprender novas técnicas e história sobre suas raridades. O grande problema disso, é que com tanto colecionador de preço nas cidades, os verdadeiros amantes deste hobby, começam a ficar de saco cheio deste assunto todo de dinheiro e falta de companheirismo e cooperativismo, que na verdade existe um movimento silencioso no Brasil, que é o ex antigomobilista que se encheu de tanta futilidade que começam a vender seu ou seus carros.
Desde do inicio de 2005, já conversei com uns 3 grandes colecionadores que começaram a vender toda a sua coleção, e qual a justificativa comum? “Estou de saco cheio”.

Encontro de Alfistas da Itália

O Verdadeiro antigomobilista, sabe comprar um carro antigo, e cultiva mais ainda ver o carro sendo restaurado, mesmo que seja lendo, devido aos fatores financeiros, mas para ele ver o renascimento de um carro para o mundo é um prazer imensurável. Ele geralmente não perde o seu tempo falando que comprou seu carro por preços altos, até porque ele é inteligente o suficiente para saber precificar um carro que precisa de recuperação e aquele que já está pronto e restaurado.

O Verdadeiro antigomobilista sabe onde buscar um bom carro a preço justo, não vou entrar aqui no mérito do preço justo, porque isso varia muito por tipo de carro e estado geral.

O Verdadeiro antigomobilista sabe cultivar amizades com aquelas pessoas que realmente gostam do assunto, e por isto ele procura sempre que pode estar presente, mas não para falar dos custos e sim do prazer e reviver através dos automóveis uma parte da história industrial, social e econômica de uma época que envolve os automóveis.

Afinal, que tipo você é ou pretende ser?


Primeiro encontro de Alfistas de Vitória em 2005. Aqui o autor do blog posa para foto com seus Alfas Ti4 e Alfa 164 V6.


Esdras Siqueira Franco
Colecionador de carros e amante dos automóveis antigos nacionais .

4 Comments:

  • Muito interessante a sua visão sobre o "verdadeiro antigomobilista". Em um mundo capitalista e com rotinas rápidas, algumas pessoas parecem estar perdendo a sensibilidade do 'colecionar algo antigo'. Espero que o seu blog e seus encontros de carros antigos dos grupos Clava e Alfa Romeo, sirvam como ponto de partida para resgatar o real sentido de colecionar algo antigo.

    By Anonymous Anônimo, at seg. mar. 27, 10:32:00 PM  

  • Prezado Sr Esdras
    Muito bacana a sua paixao pela Alfa e sinto que o seu 'coração esportivo' pela sua idadade balança entre as antigas com 2 carburadores duplos etc e as modernas que nao se consegue nem ver o motor sem carburadores e correia dentada Uma detalhe: nao se pode ter um bellissimo blog como o seu sem fazer um registro de uma pessoa marcante com um trabalho tao importante com Alfa e grande figura humana: Luigi Giai - do Rio de Janeiro
    Se possivel complete sua pesquisa Roberto

    By Anonymous Anônimo, at seg. dez. 25, 02:30:00 PM  

  • Caro Roberto,

    Fico muito agradecido pelos seus comentários.
    Tenho procurado preservar a paixão pelos Alfas de várias formas nos ultimos anos, e uma delas é escrevendo.

    Grande abraço
    Esdras

    By Blogger Esdras, at seg. dez. 25, 03:29:00 PM  

  • oi meu nome e celia eu tenho um chevette 4 portas 87 azul e estou preucurando um colecionador que se enteresse em compra ele
    estou passando por uma situação
    critica e preciso vendelo,caso vc se interesse me ligue moro em santo antonio vitoria.tel8839-5104/8153-9035...obrigado

    By Anonymous Anônimo, at qua. fev. 04, 09:10:00 PM  

Postar um comentário

<< Home