Voo Rasante

domingo, agosto 16, 2015

PLASTIMODELISMO. UM HOBBY OU BRINCADEIRA QUE A NOVA GERAÇÃO NÃO CONHECE.




















Quem se lembra da época em que uma criança de 8 anos brincava com brinquedo, criavam cenários, fantasias imitando a vida real. Não existia computador em casa nem ifone e ipad para extrair toda a criatividade e fantasia infantil.



















Eu sou da geração que brincava no quintal com muitos carrinhos de plástico bolha, construindo muitas estradinhas com meu irmão, e depois comecei a construir miniaturas de veículos, carros e aviões.
Mas onde entra o plastimodelismo? Este é um hobby que surgiu na década de 50, como forma de reproduzir aviões, carros, navios, motocicletas e cenários, mas nada prontinho e sim totalmente desmontado, necessitando que o artista tivesse que ler e entender o manual, montar e pintar. Então quem se lembra dos clássicos Revell? Pois é, eu sou um adepto daquilo a 22 anos, e montar as miniaturas de aviões militares e civis, me abriu não só a fantasia de construir em pequena escala um clássico, mas provocou em mim estes anos todos o desejo de conhecer muito mais sobre a historia de cada um.
















Cada avião montado me despertou a vontade de procurar informação sobre a historia não só dele, mas de todo o cenário econômico, político, geopolítico que cercava aquela criação da engenharia. Isso acabou me despertando também todo um estudo da indústria aeroespacial e militar, para entender melhor cada história dos aviões.
Até meados da década de 80 o plastimodelismo era encontrado em qualquer loja de brinquedos e até papelarias, por isso também acabava atingindo o mercado infantil, mas hoje ele um brinquedo de adulto, que só é vendido em lojas especializada em modelismo em geral, o que acaba restringindo o hobby a quem já conhece.

Algumas das minhas montagens.