O DELTA QUE PROTEGIA A AMÉRICA



Foi assim, que muitos projetos nasceram no mundo bélico, e em especial estes dois países excederam à média mundial em projetos de aviões militares para ataque e defesa. E também foi assim, que nasceu no início da década de 50, um período fervilhante dos grandes projetos aeronáuticos militares, que um avião em especial dentre muitos projetados e construídos na época, teve uma função bastante específica e mesmo assim ficou meio esquecido na história.







F106 Delta Dart, bem conservado no museu. Uma versão mais aperfeiçoada do F102
Este pequeno texto, não tem a intenção em entrar nos detalhes de tudo que envolveu estes dois aviões, que não foram aviões de ataque e sim caças de superioridade aérea, e para isso foi usado o que tinha de mais moderno na tecnologia Americana da época para os mesmos.
Algumas coisas podem ter sido criticadas, no sentido da obsolescência, ou da mudança de cenário com o passar dos anos, e isto era muito comum neste período de guerra fria, mas que hoje o mais moderno caça dos EUA que começou a entrar em operação em 2005, o F22 Raptor simplismente usa as algumas idéias deste projeto da década de 50. Eles usavam suas armas embutidas em um compartimento do ventre dos mesmos, e que só se abria quando era necessário, fora isso, não se viam as armas.
F22 Raptor: O atual Interceptator oficial dos EUA.
O F102, foi o projeto inicial e o caça de que entrou em operação em 1956 com a responsabilidade de; defender os céus dos Estados Unidos. Com uma função tão importante assim, não era qualquer um que poderia ocupar este “cargo”. Esquadrilha de F102
Esquadrilha de F106
Muitos anos se passaram, e estes aviões nunca foram a nenhuma guerra,e nunca entraram em combate, mas sempre foram o sentinela dos céus, baseados nos Estados Unidos para proteger os céus Americanos. Talvez isto tenha sido um dos motivos para que eles não ficassem tão conhecidos como seus irmãos F100, F101, F104, e outros mais, que foram às guerras além de terem sido amplamente vendidos aos países aliados, como foi ocaso do F104 que até hoje está em uso na Força Aérea Italiana.
Apesar de não ter sido muito conhecido, ele teve um logevidade muito grande em serviço nos Estados Unidos, e se aposentou em 1989, enquanto a maioria dos seus irmãos da Century Serie,(F100,101,104,105) já haviam se aposentado.
Como os Americanos tem uma boa fartura nas suas compras, o exedente também costuma ser grande no início da década de 80, estes aviões começaram a ser retirados de serviço, substituídos por F4 e F15. Assim, todos os F102 e F106 foram enviados para o Deserto do Arizona, como todos os aviões militares que se aposentam por lá. Muitos sobreviventes, estão lá até hoje, com exceção daqueles desafortunados que foram transformados em DRONE, (Avião operado por controle remoto, para ser usado como alvo aéreo em treinamentos militares e desenvolvimento de mísseis). Todo avião que entra neste programa passam a ter a denominação da letra Q em sua sigla, então eles se transformaram em QF102 e QF106, assim como também muitos outros aviões que tiveram e ainda tem este triste fim.


Nesta foto, vemos que terminaram de preparar 3 F106 ainda no deserto do Arizona para serem usados como Drones. Ao fundo vemos os outros ainda intocados (reserva).
No deserto do Arizona, os Americanos conservam muitos aviões militares que foram aposentados e a maioria em condições de serem usados novamente, tanto para questões de emergência nacional, como para serem vendidos para nações amigas, assim como Brasil e Argentina, que já são clientes deste deserto. Esta quantidade enorme de aviões no deserto, é chamada de estoque e alguns, que são guardados com mais cuidado, são considerados aviões da reserva.


O pouso de um F102 Delta Dagger, já com a cauda vermelha, transformado em Drone: Um teste antes do seu fim. Mesmo nos estoques, o F102 já é raro de ser visto.
O inconfundível e clássico desenho dos dois aviões com asas em delta, e cokpit do piloto bem ao estilo de nave espacial, os diferenciam dos demais aviões de sua geração, tornando-os, verdadeiros clássicos da aviação militar que retratam todo um período de tensão com a guerra fria.
Visto de cima, o F106 pode nos mostrar o seu charmoso desenho com asas em Delta e fuselagem bem ao estilo "garrafa de Coca Cola".
Muitos F102 e principalmente F106, terminando seus dias de glória. Aqueles que foram os mais modernos protetores dos céus Americanos, repousam ao sol do Deserto do Arizona, a espera do que pode vir a ser a sorte de virar avião de colecionador, voando em shows aéreos, ou simplesmente decolando para o que pode vir a ser a decolagem para a morte como um avião fantasma fugindo de um míssil.
Nesta cena, temos um Delta Dart em sua fuga de um míssil.
Nesta foto, temos o Delta Dart sendo atingido por um míssil. Vida de Drone não é fácil
Nesta última foto, temos 3 F106 sendo resgatados no mar, após serem de alguma forma atingidos por armas.
Mais informações, o site mais indicado e que foi parte da pesquisa é:
http://www.f-106deltadart.com/
Esdras Siqueira Franco
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